Opinião.29 Jul 2016

Algoritmo

É frequente utilizar algoritmos de forma inconsciente, intuitiva e automática no nosso dia a dia, para realizar algumas tarefas e/ou resolver alguns problemas sem nos apercebermos.

Exemplo de algoritmo: Trocar uma lâmpada
Início
1- Verificar se o interruptor está ligado;
2-Procurar uma lâmpada nova;
3-Pegar num banco/escada;
4-Levar o banco/escada até ao local;
5-Posicionar o banco/escada;
6-Subir o banco/escada;
7-Retirar a lâmpada queimada;
8-Colocar a nova lâmpada;
9-Descer o banco/escada;
10-Ligar o interruptor;
A lâmpada acende?
  Não? voltar ao passo 6 e repetir novamente os passos.
  Sim? objetivo da tarefa concluído
11-Deitar a lâmpada para o lixo;
12-Guardar o banco/escada
Fim

Algoritmo o que é?
O conceito de algoritmo é comparado, muitas das vezes, a uma receita culinária, apesar de muitos dos algoritmos serem bem mais complexos. O algoritmo é uma sequência finita de ações com seguimento lógico, bem definidas, necessárias para executar uma tarefa e/ou resolver algum problema. Um algoritmo, dependendo da circunstância, poderá seguir diferentes caminhos, repetir ações e tomar decisões, mas será sempre finito, ou seja, chegará sempre a um fim. Diferentes algoritmos podem executar uma mesma tarefa, usando diferentes conjuntos de ações em mais ou menos tempo. A implementação de um algoritmo não é necessariamente feita por um computador, esta pode ser atribuída a uma outra entidade autónoma, como a um ser humano.

Muitas vezes questionamos como é que os programas funcionam. Como é possível o computador executar todas as tarefas exatamente da forma como pretendemos? A resposta é simples, apenas seguem um conjunto de instruções que a pessoa vai passando ao longo da tarefa. Nestes casos, o computador necessita de uma linguagem especifica para entender o que terá de executar. Para existir comunicação entre o homem e o computador foi necessário desenvolver linguagens de programação. Estas linguagens utilizam uma lógica para serem escritas, ou seja, utilizam algoritmos. Os algoritmos são bastante utilizados na programação para descrever etapas que necessitam ser executadas e para que um programa efetue as tarefas que lhe são designadas. Todas as tarefas que sejam executas pelo computador, são baseadas em algoritmos e estes têm de estar bem definidos para que sejam executados com sucesso. Um exemplo simples e comum de uma execução de um algoritmo é a máquina de calcular, para fazer uma operação de multiplicação precisa executar um algoritmo.

Célia Pereira