Facebook at Work

Opinião. 6 Out 2016

Facebook at Work - A app para empresas

Em meados de 2014 surgiram rumores de que o Facebook estava a desenvolver um produto novo e no início de 2015 anunciou o "Facebook at Work".
Desde essa altura foram vários os parceiros, incluindo grandes clientes internacionais como o Royal Bank of Scotland que emprega mais de 100 mil pessoas, que testaram a nova plataforma, de forma gratuita, e que contribuíram com o seu feedback.
De acordo com o site The Information é possível que o Facebook at Work seja lançado oficialmente já em outubro.

Esta nova plataforma foi desenvolvida especialmente para as empresas, que vão poder inscrever-se e testar a plataforma gratuitamente por um determinado período, findo esse tempo a utilização da plataforma passará a ter um plano que cobra "por utilizador ativo mensal" ao invés de cobrar um valor fixo por empresa. Ou seja, ao contrário do que inicialmente estava previsto, esta plataforma vai ser paga e terá uma taxa de utilização cujo valor vai oscilar consoante o número mensal de funcionários que a utilizarem.
Segundo Julien Codorniou, diretor do Facebook at Work, a decisão de estabelecer um preço pelo uso da plataforma deve-se ao facto da empresa acreditar que pode manter os funcionários envolvidos com o produto.

A conta utilizada no Facebook at Work não será a mesma que a conta pessoal e os assuntos partilhados utilizando a conta de trabalho só serão visíveis por outras pessoas da mesma empresa. No fundo, esta ferramenta pretende facilitar a colaboração entre colegas de trabalho, através de uma comunicação mais rápida e eficaz.
A grande aposta deste produto está na familiaridade e no conhecimento que as pessoas adquiriram anteriormente, já que a interface promete ser semelhante à da tradicional rede social mas adaptada ao mundo empresarial, sem publicidade ou possibilidade de rastreio de dados.
A plataforma terá o "Work Feed", onde se partilham ideias e tarefas mas também irá oferecer as já conhecidas funcionalidades de Grupos, Eventos e Messenger mas com a possibilidade de chamadas de áudio e vídeo. Possui também outras ferramentas e recursos do próprio Facebook como os perfis, notificações e partilha de vídeos em tempo real.

O Facebook at Work vai estar disponível também em iOS e Android.

Links úteis

Facebook at Work - Website

Help Center – FAQ's

Facebook at Work - 3 minute tour (vídeo)

Source (imagem): Facebook at Work

*Nota: "Facebook at Work" lançado oficialmente como "Workplace".

Catarina Acúrcio