gmail responsive

Opinião.30 Set 2016

Responsive E-mail

O e-mail surgiu no início da década de 70 mesmo antes do aparecimento dos websites.

Quem passou pelas dificuldades de programar ou fazer design para este meio poderá pensar que não sofreu atualizações significativas desde então, tais são as limitações impostas pelos clientes de e-mail mais populares.
Email Client Market Share

Até agora o design dos layouts passava essencialmente por utilizar tabelas de HTML. Mas isto está a mudar, a Google anunciou recentemente um update que permitirá finalmente criar layouts que tornarão os e-mail responsivos. Este update irá afetar vários clientes de e-mail tanto em desktop como Android ou iOS. Segundo a Google os clientes que utilizam o Gmail passam a ter suporte para CSS Media Queries e também Style Sheets externas. Embora com a ressalva de que nem todas as Media Queries podem ser utillizadas.

A Google consultou um grupo de e-mail developers para perceber que Media Queries seriam essenciais para tornar os layouts responsivos e a conclusão a que chegou foi a seguinte: width, rotation, resolution! À semelhança do que é habitual a Google disponibiliza todos os detalhes na documentação do Gmail.
Gmail Resources

O impacto causado pela utilização das Media Queries de certa forma ofuscou a possibilidade de agora também ser possível utilizar Style Sheets externas. Isto significa que deixa de ser necessário colocar os estilos de CSS inline reduzindo substancialmente a dimensão do e-mail.

Ainda continua a ser necessário elaborar layouts para o Outlook e ultrapassar todas as questões de compatibilização que geralmente surgem, mas este movimento da Google denota uma tendência e espera-se que em breve os restantes clientes mostrem também desenvolvimentos nesta área...

Source: Google Developers Blog

Jorge Mendes